Na última sexta-feira, dia 8 de março de 2013, visitei algumas exposições com um grupo de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG. Primeiramente, fomos á Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, aonde está acontecendo uma interessante exposições de quadros da artista Andréa Greco que, abusando da criatividade, faz uso de formas geométricas, do contraste de cores, de perspectiva e de utensílios como corda, ponteiro e espelhos para criar imagens abstratas e concretas - como, relógios, janelas, etc. Infelizmente, não era permitido fotografar as obras.
Logo em seguida, fomos visitar a Galeria de Arte BDMG Cultural na qual está recebendo uma exposição das melhores fotografias do concurso Retrato de Minas 2012, englobando duas categorias - amador e profissional. O que mais me chamou a atenção foi o fato de as fotografias serem bem diferentes umas das outras, enfatizando a particularidade de cada fotógrafo ao escolher o ângulo da foto, o tema e o local a ser fotografado. Particularmente, gostei mais das fotos da categoria amador porque expressavam, de forma mais simples e espontânea, cenas do cotidiano. Abaixo, segue algumas das fotos presentes na galeria.
Welerson Athayde - segundo lugar (categoria amador)
Bruna Brandão (categoria amador)
José Rocha - terceiro lugar (categoria amador)
Por fim, visitamos também o Centro de Arte Popular - CEMIG. Lá, fomos guiados pelo Elder que nos mostrou o centro todo e compartilhou informações sobre as exposições. Na primeira sala, encontra-se uma exposição de arte sacra, com esculturas feitas de madeira sobre temas religiosos. Na segunda, há uma exposição de artes primeiras que remete ás pinturas rupestres; nessa sala, achei interessantes as obras de Maurício Araújo que são facilmente identificadas pelos olhos arregalados. Há também a sala da casa mineira na qual estão expostos objetos antigos de cozinha, como pilão e panela de madeira.. Mas, o que mais me chamou atenção foi a representação histórica da cidade de Minas Novas feita em miniatura. Infelizmente, também não foi possível fotografar em virtude dos direitos autorais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário