Páginas

domingo, 14 de abril de 2013

SketchUp Sensitivo

A partir das sensações que eu tive na Praça da Biquinha, fiz uma animação no programa SkecthUp! Para isso, retratei o que mais me chamou na praça e, de certa forma, me incomodou.. O fato de a praça ter sido elaborada em total desacordo com o restante da cidade (a cor laranja vibrante das paredes, as pedras no muro, os bancos fixos e, principalmente, as grades ao redor da biquinha) me transmitiu uma falta de liberdade, uma sensação de "prisão"..



Croquis de Catas Altas







Museu da Pampulha

Na visita ao Museu da Pampulha, fomos desafiados a fazer croquis em pouco tempo! Tive muita dificuldade porque ainda não domino as técnicas de perspectiva. Abaixo, segue dois croquis - o primeiro de 5 minutos e o segundo de 3 minutos.




sábado, 30 de março de 2013

Estratégias de apropriação do espaço

PARKOUR - é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. O espírito no parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência. Sem limitações de espaços para ser praticado, o parkour é acessível a todos, possibilitando o autoconhecimento do corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo que desenvolve a concentração, força de vontade, determinação e coragem.


DERIVA -  é uma apropriação do espaço urbano pelo pedestre através da ação do andar sem rumo, proporcionando nova forma de apreensão do espaço urbano.

 
FLANEUR - designa a atividade de andar pelas ruas afim de vivencia-las. Um Flaneur vê na rua e em toda em qualquer atividade ou fato corriqueiro uma infinidade de possíveis historias e cenários, características das pessoas e da sociedade
 

FLASH MOB - são aglomerações instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.




sábado, 16 de março de 2013

Primeiro Retrato

Utilizando ferramentas do Photoshop, editei uma foto da Anna Laura fazendo uma das suas atividades preferidas que é a dança do ventre.. A ideia era mesclar desenho com a foto, mas os limites não ficaram bem delimitados devido á complexidade do programa (já que ainda não domino as técnicas haha)





Quem puder criticar, desde já, agradeço!!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Primeiro Croquis

Croquis é uma palavra francesa, eventualmente, aportuguesada como croqui que significa um esboço ou rascunho qualquer. Portanto, não exige grande precisão como um desenho finalizado pois o que realmente importa é o registro gráfico de uma ideia instantânea através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada. Em virtude disso, o croquis costuma ser realizado em períodos curtos de tempo.
Segunda-feira, dia 11/'03, os professores explicaram o que era o croquis e falaram um pouco sobre ponto de fuga p orientar como fazer perspectiva no desenho. Como eu não tenho muito hábito de desenhar, o meu primeiro croquis tem muito o que melhorar haha
Abaixo estão algumas tentativas e o croquis final..









domingo, 10 de março de 2013

Tour cultural


Na última sexta-feira, dia 8 de março de 2013, visitei algumas exposições com um grupo de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG. Primeiramente, fomos á Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, aonde está acontecendo uma interessante exposições de quadros da artista Andréa Greco que, abusando da criatividade, faz uso de formas geométricas, do contraste de cores, de perspectiva e de utensílios como corda, ponteiro e espelhos para criar imagens abstratas e concretas - como, relógios, janelas, etc. Infelizmente, não era permitido fotografar as obras.
Logo em seguida, fomos visitar a Galeria de Arte BDMG Cultural na qual está recebendo uma exposição das melhores fotografias do concurso Retrato de Minas 2012, englobando duas categorias - amador e profissional. O que mais me chamou a atenção foi o fato de as fotografias serem bem diferentes umas das outras, enfatizando a particularidade de cada fotógrafo ao escolher o ângulo da foto, o tema e o local a ser fotografado. Particularmente, gostei mais das fotos da categoria amador porque expressavam, de forma mais simples e espontânea, cenas do cotidiano. Abaixo, segue algumas das fotos presentes na galeria.

 Welerson Athayde - segundo lugar (categoria amador)


Bruna Brandão (categoria amador)


José Rocha - terceiro lugar (categoria amador)


Por fim, visitamos também o Centro de Arte Popular - CEMIG. Lá, fomos guiados pelo Elder que nos mostrou o centro todo e compartilhou informações sobre as exposições. Na primeira sala, encontra-se uma exposição de arte sacra, com esculturas feitas de madeira sobre temas religiosos. Na segunda, há uma exposição de artes primeiras que remete ás pinturas rupestres; nessa sala, achei interessantes as obras de Maurício Araújo que são facilmente identificadas pelos olhos arregalados. Há também a sala da casa mineira  na qual estão expostos objetos antigos de cozinha, como pilão e panela de madeira.. Mas, o que mais me chamou atenção foi a representação histórica da cidade de Minas Novas feita em miniatura. Infelizmente, também não foi possível fotografar em virtude dos direitos autorais.